Softwares para Otimização e Inteligência Artificial

As Técnicas Científicas nas Empresas

A complexidade das organizações, os processos mais integrados, o volume de dados e a necessidade de decisões mais rápidas tem trazido os Métodos Científicos para dentro das empresas e instituições de todo o mundo.

Otimização

Os Softwares de Otimização têm a finalidade geral de escolher automaticamente dentre várias hipóteses de solução aquela que permite realizar mais com o menor número de recursos. Desenvolvemos algoritmos Heurísticos para aplicações específicas e que necessitem de resposta rápida. Da mesma forma desenvolvemos algoritmos baseados em Métodos Exatos ou Metaheurísticas como: Colonia de Formigas, Scatter Search, Simulated Annealing, Tabu Search, etc. Podemos sugerir algoritmos específicos de acordo com cada aplicação.

Simulação

Os Softwares de Simulação têm a finalidade de ajudar a montar vários Cenários, cada um deles utilizando certo número de parâmetros e produzindo resultados que comparados permitem determinar a melhor solução para determinado problema.

A Simulação é recomendada como abordagem inicial de um problema de otimização quando ainda não se conhecem todas as variáveis envolvidas com o problema. 

Inteligência Artificial

As técnicas de Inteligência Artificial são utilizadas para gerar hipóteses sobre determinado problema fornecendo soluções preditivas baseadas em aprendizado cognitivo ou regressão a partir de dados históricos (Machine Learning). Trabalhamos com montagem de Redes Neurais para projetos específicos. Também desenvolvemos robots de software (tecnologia de multiagentes inteligentes - MAS) utilizados no

front-end de um sistema e que interagem com sistemas centrais. Estes robots fazem o papel de assistentes inteligentes de apoio pessoal ou como engenhos  em inúmeras aplicações de IoT (Internet of Things).

Nosso diferencial

A SEAC possui uma equipe de Mestres e Doutores Acadêmicos com vivência no desenvolvimento de soluções em Software para áreas como Otimização, Simulação, outras aplicações de Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial aplicadas a Negócios.